Palestras (Ao Decorrer da Partida)

No Football Manager 2011 tem uma ferramenta muito interessante, a Palestra (aquelas conversas dos treinadores ao decorrer, antes e depois do jogo), ela serve pra motivar, reclamar, elogiar, etc.
Abaixo vou dar umas dicas interessantes pra saber como usá-las e o fundamento de cada uma das palestras.
Espero a vitória – Os seus jogadores vão entrar em campo com sangue no olho, com vontade de vencer, de mostrar eficiência e se você realmente vencer a partida eles ficarão com mais moral nas próximas partidas já imaginando que tem capacidade de vencer, porém, isso também causa uma pressão nos jogadores que poderão assim entrar na partida nervosos e errar em demasiado, ou se o seu time é inferior podem achar que você é um treinador maluco, ou com o passar do tempo e o gol não sair vai batendo o desespero e se não vencerem a moral pode baixar por não ter alcançado o objetivo proposto.
Vocês podem ganhar esse jogo – Parecido com a anterior, mas com menos pressão nas palavras e mais um incentivo, como dizendo “vocês são capazes”, “acreditem em vocês” , mas não vencendo é aquela história, eles vão pensar “porra nenhuma, agente não é capaz, ficamos devendo”.
Pelos adeptos – Essa é mais pra não botar pressão e nem deixar desesperançado de vencer, mas é eficiente em clássicos, como falar “eles são nossos rivais, um motivo a mais para brocarmos”
Sem pressão – Essa é pra evitar a pressão como de pedir que ganhe a partida, bom quando enfrentar times que você é muito favorito evitando assim pressão extra nos jogadores ao entrar em campo, mas em contrapartida eles entrarão com menos gana de vencer em certos casos.
Boa sorte – Isso é mais para quando você tem um time inferior e já espera a derrota, que vai tirar a pressão e a moral não diminui tanto com o resultado da derrota se confirmando porque já esperavam a derrota e não chegaram a se iludir.

Dicas de intervalo de jogo: Se você está perdendo e acha que pode vencer é sempre bom uma crítica como “onde está a paixão pelo jogo” ou se quiser ser extremo “embaraçoso”, mas sabendo que eles entrarão com muita vontade de vencer mas pressionados, também você pode não falar nada no intervalo como se deixasse eles pensando por conta própria, como se dissesse “vocês sabem que isso ta feio, nem preciso lhes dizer nada”. Você também pode verificar os números do jogo, mais principalmente, chutes a gol e os na direção do gol, se chutou muito, mas foram muitos chutes pra fora , da a entender que os jogadores estão nervosos e é bom retirar a pressão com um “sem pressão” para que voltem pro segundo tempo mais calmos. Se você está ganhando o jogo é bom colocar “encorajar” ou colocar “não se deixem relaxar”. Você também pode colocar satisfeito para que voltem relaxados e administrem o resultado.
Dicas ao término da partida: Elogiar as vitórias, o importante é vencer, não importa o placar. Não critique duramente quando a derrota já for meio que esperada. Simpatizar quando tiver um empate contra uma equipe do mesmo nível. Se preferir também não fale nada se o placar não lhe agradar, para evitar baixar moral dos jogadores. Critique se você perder pra uma equipe inferior, lembrando sempre que pode ser bom, mas, pode baixar moral dos jogadores, falei bastante sobre moral dos jogadores porque esse é um grande influenciador em uma fase do time, como em jogadas que um atacante com moral alta faria o gol, o com moral baixa poderia ficar nervoso.
Espero que ajude com essas dicas!


Créditos: Daniel Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário